Zendô Virtual

Mosteiro sem Paredes – Soto Zen Budismo

Como fazer um altar para sua casa

altar01

foto: London Serene Reflection Meditation Group

Você pode, se quiser, fazer um altar budista na sua casa. Apesar de não ser absolutamente necessário, um altar nos ajuda a focalizar a nossa prática e a criar um espaço “sagrado”.

Primeiro, escolhe um lugar tranquilo, que possa ser o seu “canto sagrado”. Talvez seja próximo ao lugar onde você senta zazen.

Um altar budista típico teria uma imagem de Buda ou um dos Bodisatvas (pode ser estátua ou uma imagem impressa). Pode, se quiser, incluir outras imagens que têm valor para você. Na frente da imagem central, pode colocar um pequeno incensário, com cinzas ou até areia fina ou grãos de arroz para sustentar os palitos de incenso. Pode ainda colocar um copinho ou uma xícara pequena com oferta de água em frente da imagem e atrás do incensário. Nesta época de dengue, a água da oferta deve ser trocada com bastante frequência.

Uma vela fica no lado direito (olhando para o altar) e flores no lado esquerdo. Estes podem ficar alinhadas com a imagem ou mais para a frente, alinhadas com a oferta de água. Se a sua imagem for pequena, pode arranja um bloquinho de madeira ou algo semelhante para servir de suporte, para que a imagem fique mais alta.

Lembre-se que as imagens são somente isto – imagens, símbolos de nossa própria Natureza Buda. Não são “deuses” nem “ídolos” e não possuem qualquer tipo de poder mágico. A fazer reverências em frente de um altar budista, estamos expressando a nossa gratidão ao Buda histórico, os professores do Darma que transmitiram os ensinamentos até hoje e estamos reverenciando a Natureza Buda – a nossa própria e a dos outros.

Ler sobre como fazer um altar japonês (Butsudan) no site de Soto Zen Net

32 Respostas to “Como fazer um altar para sua casa”

  1. Ter a imagem do Buda dentro de casa, como devo coloca-la de frente ou de costa para a entrada da casa?
    Obrigada Ritta

  2. monjaisshin said

    A noção de colocar uma imagem de costa para a entrada da casa é pura superstição e a imagem em si não carrega nenhum poder “mágico”. Geralmente, para fazer um altar, escolhemos um canto bem tranquilo, que se tornará o nosso “espaço sagrado” onde podemos praticar a meditação e a leitura de textos sagrados. De outra forma, as nossas imagens acabam ficando com meros objetos de decoração.

  3. Hamilton said

    Gostaria de saber duas coisas:

    É verdade que a imagem de Buda tem que ficar virada para o hemisfério norte?

    e quando eu estiver sentado em Zazem, devo estar de frente, de lado ou de costas para a imagem do Buda?

    Gasshô

  4. suzi said

    tenho um buda fiz altar parecido ao da imagem mas apenas com velas e insenso…. está no meu kuarto em frente á minha cama … sinto k é lugar indicado… tenho panelinha noutro pekeno k ofereçeram para k devo utilizala por velas ou agua como fala acima? obrigado

  5. Edu chianca said

    Fiz meu altar conforme o explicado aqui no site e faço também o serviço religioso que vocês sugerem. Muito obrigado pelas instruções.

    Tenho uma dúvida: o que fazer com a água oferecida? Beber? Descartar? Quanto tempo depois?

    Gasshô.

  6. Luiz Ferraz said

    Tenho duas duvidas sobre um butsudan
    1- Gostaria de saber com o que preencho o koro?sempre vejo elescom a própria cinza do incenso, porem ao comprar um novo devo queimar incensos o suficiente até ele encher, ou devo enchelo com areia? E ainda, após um certo tempo devo limpar as cinzas do Koro?

    2-Sobre a limpeza do butsudan, como devo proceder? Fico incomodado e nõa sei se é correto, em remover a imagem do buda, ou remover o Ihai para limpar o butsudan. Devo retirar o Gohozon e o Ihai para a limpeza do butsudan, se sim, existe algum procedimento especifico para isso?

  7. monjaisshin said

    Prezado Edu,
    Obrigada pela sua mensagem – que bom que fez o seu altar!
    A água do altar deve ser trocada todo dia (inclusive para evitar a proliferação de pernilongos) e a água “antiga” pode ser oferecido aos espíritos famintos e derramada na terra, ao pé de uma árvore ou nas flores ou grama.
    Boa sorte na sua prática!
    Gassho,
    Monja Isshin

  8. monjaisshin said

    Prezado Luiz,
    Obrigada pela sua mensagem.
    Podemos usar areia fina, sim. Tiramos o tocos de incenso não-queimado periodicamente (nos mosteiros, é feito ao fim de cada cerimônia…).
    Para limpar o Bustudan, simplesmente remova as imagens e outras peças com carinho, respeito e cuidado e as coloquem num lugar seguro durante a limpeza. Não devemos pegar um ihai (tablete memorial) pelo “topo” (pois pode se soltar) – sempre o pegue pela base. (Aviso geral para outras pessoas – nunca devemos pegar uma imagem de Buda pela cabeça – somente pela base…). Peças laqueadas devem ser limpas com uma flanela bem macia, para não riscar o laque.
    Boa prática!
    Gassho,
    Monja Isshin

  9. monjaisshin said

    Prezada Suzi,
    Pode ficar somente com velas e incenso. Para um altar “formal” temos algumas tradições, mas para um altar “pessoal”, o mais importante é que ele seja uma expressão se seu sentimento de reverência pelo sagrado. O resto é mero detalhe.
    Cuide-se bem!
    Gassho,
    Monja Isshin

  10. monjaisshin said

    Prezado Hamilton,
    O posicionamento da imagem de Buda vem de conceitos chineses de feng shui, e não do budismo original.
    No meu treinamento no Japão, não recebi instruções dizendo que teria que manter imagens para alguma direção em especial.
    Assim, diria que, especialmente para um altar pessoal, doméstico, não precisa se preocupar com nada disto. Escolhe um cantinho que fique bem e que serve como expressão de seu sentimento de reverência pelo sagrado.
    Agora, para sentar em zazen, pode-se sentar de frente para o altar ou até de lado, mas não sentaria de costas para o Buda…
    Boa prática!
    Cuide-se bem!
    Gassho,
    Isshin

  11. ELITON SANTOS said

    GOSTARIA DE AGRADECER AS DICAS, TENHO UM PEQUENO ALTAR EM CASA E FAZIA SEM QUERER CORRETAMENTE… MAS TEM BOAS DICAS DE DECORAR O ALTAR PARA FICAR UM ESPAÇO MAS BONITO E MELHOR PARA A MEDITAÇÃO …

  12. cristila said

    gente eu tenho um buda sorridente e com um saquinho nas costas ele esta em um prato com muitas moedas ,moedas antigas, dolar e ate, moedas de euro ,ele fica na estante da minha casa eu não sou budista e sim catolica mais sempre respeitei e acreditei em tudo qe seja esperitual … Bom depois qe eu comprei essa imagem eu não sei oqe aconteceu mais cada dia mais estou ganhando muito dinheiro de formas inespedas o meu ganho mensal aumentou umas 3 vezes sempre tenho dinheiro muito dinheiro e sorte .

  13. Bia said

    Gostaria de saber a altura sugerida para o altar?

  14. Monja Isshin said

    Prezada Bia,

    O ponto mais importante é que seria bom evitar que o altar fique muito baixo. Não seria muito legal ter ele numa altura abaixo de sua cintura ou no chão (onde pode acabar sendo pisado), por exemplo. A partir daí, a altura pode ser aquela que seja conveniente para você. Algumas pessoas montam o altar numa mesa ou num criado-mudo e outras pessoas o montam numa prateleira na parede, às vezes mais ou meno alto. Neste caso, é importante não ser alto demais ao ponto de não poder colocar incenso, cuidar da vela ou fazer limpeza… .

    Boa sorte com a sua prática!
    Gassho,
    Isshin

  15. angelo bernardo said

    fiz tudo oque o irmao falou , etenho o custume de pedir ajuda ao buda e errado pedir fico em duvida sempre peço a ele para interceder por mim junto a deus e errado !tambem depois pego o rosario budista que eu mesmo fiz de bolinhas de madeira com 108 e faso o mantra om mani padnme hum faso todo o rosario falando ou cantando esse mantra poia li e gostei do significado dele queria saber se estou fazendo as coisas corretas se poder me mandar por meu msn fico muito contente com o irmao e fabianolemermeier@hotmail.com

  16. Mariana said

    Obrigada pelas informações!
    Fiz um altar em casa e ficou maravilhoso. É impressionante como o ambiente fica repleto de boas energias!

  17. VERA LUCIA DOURADO said

    gostaria de saber qual a resposta para CRISTILA

  18. Monja Isshin said

    Prezada Vera Lucia,
    Não entendi a sua pergunta… .
    Gassho,
    Monja Isshin

  19. Ricardo Lima said

    As flores podem ser artificiais? E pode ser qualquer tipo de flor?

  20. tenho duas perguntas, posso deixar o sidarta gautama do lado do buda gordo? E posso dar moedas nos pes do sidarta? Aguardando respostas vlw pelo site gostei mt

  21. EEsteves said

    Pode-se deixar a imagem de Buda em um armário fechado, e só abrir quando for fazer a reverência? Obrigado. Abraço

  22. cristiano said

    Bom dia, posso ter meu altar em um espaço que fica aos pés da minha cama na parede? muito obrigado.
    cristiano

  23. Daia Cavagna said

    Gostaria de saber se no meu altar posso colocar outras imagens que considero importante para mim?

  24. Monja Isshin said

    Pode, sim. Gassho

  25. Monja Isshin said

    Pela tradição oriental, seria preferível não ter os pés na direção de um altar ou para uma pessoa “respeitada” (pais, professores, etc), por causa do fato que os pés seriam considerados a “parte mais baixa, inferior” do nosso corpo. Podendo evitar esta colocação, seria melhor. Se fosse na cabeceira da cama, seria muito melhor. Será que não daria para mudar a posição da cama?
    Gassho

  26. Monja Isshin said

    Pode, sim. Gassho

  27. Monja Isshin said

    Na verdade, o “buda gordo” não é um buda, pois o Buda histórico nunca foi gordo… Representa um monge chinês chamado Hotei (ou Budai) que ficou famoso pelo seu carinho com as crianças e entrou no folclore chinês como um “buda de boa fortuna”.
    Então, o Sidarta Gautama, o Buda Histórico, deve ocupar o lugar central no altar. O Hotei pode ficar ao lado. Pode dar moedas para todos…
    Gassho

  28. Monja Isshin said

    Podem ser artificiais, sim. Devem ser de um tamanho que harmoniza com o restante do altar. Geralmente, evitamos flores como as rosas por causa de suas espinhas. Gassho

  29. Isshin Sensei, tenho uma imagem de Shakyamuni Buda que é somente a sua cabeça. Pode ser usada essa imagem somente da cabeça como Honzon ou tem que ser uma do Shakyamuni de corpo inteiro, em zazen, por exemplo? Gasshô 🙏
    PS Sou praticante do Via Zen em Porto Alegre :)

  30. Monja Isshin said

    Prezado André,

    Em princípio, você pode montar o seu altar como puder e desejar, pois será você mesmo que dará o valor “sagrado” ao altar. Mas, como você já é membro de um grupo de prática, é preferível que você segue a orientação dos coordenadores de seu grupo de prática e do/da professor/a responsável pelo grupo…

    Boa prática!
    Gassho
    Monja Isshin

  31. miriam sade said

    Boa noite.Meu nome e Miriam eu moro em Israel fazem 36 anos.Eu fui para a Espanha de ferias com 2 dos meus 4 filhos e la achei uma imagem do Buda do lado de uma loja.Quero fazer um altar para ele.Na minha casa tem uma escada que da para a porta de entrada da casa.Posso colocar uma prateleira nessa escada e fazer o altar nela? Obrigada pela resposta.Miriam

  32. Monja Isshin said

    Prezada Miriam,
    Obrigada pela sua mensagem.
    Não entendi direito como seria a estrutura desta escada, para poder dar uma resposta. Quantos degraus? O altar ficaria embaixo da escada ou ficaria ao lado – quer dizer, a imagem de Buda ficaria “abaixo” dos pés das pessoas ou ficaria numa altura mais “digna”, por assim dizer… Geralmente, para um altar em casa, recomenda-se que o altar fica numa altura acima de cintura das pessoas, no mínimo.
    Se quiser, envie uma mensagem para nos através da caixa de mensagem com uma foto do local em questão.
    Cuide-se bem!
    Gassho
    Monja Isshin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: